O projeto piloto para emissão do documento de Registro Geral (RG) nos cartórios de Registro Civil de Mato Grosso do Sul teve início na tarde da última terça-feira.
A cerimônia aconteceu no Cartório 9º Ofício Zamperlini, que será o precursor do projeto em Campo Grande. O convênio foi assinado em dezembro do ano passado e permite aos cartórios aos atos preparatórios necessários para a emissão do RG, tanto primeira como segunda via, análise de consistência documental, preenchimento de dados biográficos, coleta biométrica, entrega da documentação ao cidadão. Dois cartórios de Registro Civil darão o pontapé inicial no projeto piloto, que depois será expandido para todo o Estado. Além de Campo Grande, a cidade de Douradina também fará a emissão do documento.
O atendimento à população começará após o feriado de Carnaval, com a expedição da primeira e segunda via do documento.
Para o presidente da Arpen/MS, Marcus Roza, esse é mais um passo importante que os cartórios de registro civil dão para o melhor atendimento à população.
“É um serviço necessário, que possui grande demanda no Estado todo e disponibilizar essa possibilidade ao cidadão só reforça a garantia dos direitos à cidadania. Esperamos contribuir, mais uma vez, com um serviço de qualidade e agilidade a todos e depois, expandir e atender o Estado inteiro”.
Estiveram presentes na cerimônia, além de Marcus Roza, presidente da Arpen/MS, Lucas Zamperlini, titular do cartório e diretor da Arpen/MS; José Paulo Baltazar Junior, vice-presidente da Associação dos Notários e Registradores de Mato Grosso do Sul (Anoreg/MS) e presidente do Colégio Registral Imobiliário de Mato Grosso do Sul (CORI-MS); José de Anchieta Souza Silva, coordenador-feral de perícias do Estado; Nelson Fermino Junior, coordenador-geral adjunto de perícias; Marcio Cristiano Paroba, diretor do Instituto de Identificação; Renato Antonio de Liberali, juiz auxiliar da presidência do TJMS e Jacqueline Machado, juíza auxiliar da Corregedoria do TJMS.
Na ocasião foi feita a emissão da primeira via do RG da juíza Jacqueline Machado.
Fonte: Assessoria de Comunicação Arpen/MS
Foto: Ale Herculano Fotografia