Visivelmente emocionados com o reconhecimento, com sentimento de gratidão. Assim estavam os presentes na solenidade realizada no plenário do Tribunal Pleno, na tarde desta sexta-feira, dia 9 de dezembro, em que a Corregedoria-Geral de Justiça homenageou delegatários, em razão dos relevantes serviços prestados à sociedade.
A cerimônia integra um conjunto de homenagens que a Corregedoria-Geral da Justiça realizou em 2022, sendo a primeira em abril, para reconhecer os serviços prestados pelos delegatários que exercem ou exerceram a titularidade nos serviços extrajudiciais por mais de 40 anos, desde a criação do Estado. Desta vez, foram homenageados os que estão ou estiveram em atividade pelo período de 30 a 40 anos.
Na verdade, a homenagem foi criada em razão da importância jurídica e social da atividade desempenhada pelos notários e registradores, que contribuíram significativamente no desenvolvimento de Mato Grosso do Sul ao longo das últimas quatro décadas, em especial no referente ao acesso e efetivação de direitos. Algumas homenagens foram póstumas.
Na abertura da cerimônia, o Corregedor-Geral de Justiça, Des. Luiz Tadeu Barbosa Silva, fez uma balanço do trabalho realizado pela Corregedoria neste biênio; ressaltou que MS, apesar de ser uma unidade federativa nova, tem avançado muito e apontou o trabalho dos delegatários para o desenvolvimento do Estado.
“Estamos no crepúsculo de nossa gestão e foi uma experiência inesquecível. Nós estamos no quinto concurso para serventias extrajudiciais, mas pasmem: há estado no Brasil que até hoje, desde a CF de 1988, não conseguiu fazer nenhum concurso para cartório extrajudicial. Este é o diferencial de MS – estado moderno, organizado e que conta com o extraordinário trabalho de seus servidores”, disse ele.
Luiz Tadeu lembrou ainda dos delegatários que muitas vezes recepcionaram os juízes que chegavam em suas comarcas, há 40 anos, quando os meios de transporte e comunicação eram precários e afirmou ser este mais um motivo para a homenagem que, embora singela, estava muito emotiva.
Ao concluir, o desembargador falou sobre o relacionamento com a categoria. “Neste período, tentamos manter um relacionamento de altíssimo nível com os delegatários. Conseguimos concretizar a renda mínima para cartórios de registro cível, estamos estudando ressarcimento integral dos atos gratuitos e elaborando convênios com a Sejusp para que cartórios de registro civil possam expedir o RG, enfim, a pandemia nos obrigou à inspeção virtual e verificamos a capacidade de cada cartório. Tivemos pouquíssimos problemas envolvendo irregularidades na prestação de serviços. Temos serviços de excelência. Recebam nossa homenagem”.
Dos titulares em exercício foram homenageados Aimee Aparecida de Souza Ferreira (35 anos em Brasilândia), Teresa Oliveira Arruda (34 anos em Brasilândia), Helena Dias Pereira (34 anos em Caarapó), Joanna D’Arc de Paula (31 anos em Campo Grande), Izani Pitthan dos Santos (40 anos em Dourados), Marilda Santos de Ávila Borges (31 anos em Eldorado), Mariza Alcantara dos Santos Cardoso (35 anos em Inocência), Maria Alice Marcon Yotsui (34 anos em Ivinhema), Elma Aparecida de Souza Bogdan (35 anos em Naviraí), Dulce Maria Rodrigues de Mello (35 anos em Paranaíba), Marlúcia Lopes da Silva Marques (39 anos em Paranaíba), Lucia Higa (40 anos em Ribas do Rio Pardo), Naurides Roggia Lorenzoni Souza (40 anos em Ribas do Rio Pardo), Naurelina Colman Satorre (35 anos em São Gabriel do Oeste), Sueli Trannin Bernardo (39 anos em Três Lagoas), Aristides Borges de Esquivel (40 anos em Bandeirantes), José Bezerra de Lira (38 anos em Caarapó), Lucas Alves do Valle Filho (39 anos em Camapuã), Adalberto Luiz Reichert (37 anos em Itaporã), Maurício Moreira (39 anos em Miranda), Waldir Vargas (34 anos em Nioaque), Edson Jorge Amorim Barbosa (32 anos em Rio Negro), Daniel de Souza (40 anos em Sete Quedas), Denilson Wiggers (33 anos em Sete Quedas), Gilberto Alves Ferreira (35 anos em Sete Quedas) e Alcides Larsen (34 anos em Chapadão do Sul).
Postumamente, receberam o reconhecimento Dogenilia Vasconcelos de Oliveira (38 anos em Angélica), Eulenir Oliveira Lima (36 anos em Nova Andradina), Lúcia Helena Dutra Barreto (33 anos em Sonora), Maria de Lourdes Pombo Moreira da Cruz (36 anos em Corumbá), Vilma Martins e Souza (30 anos em Bataguassu), Alberto Ottoni Guimarães (30 anos em Água Clara), Alcides Silva (36 anos em Deodápolis), Edilson Nobre de Azevedo (36 anos em Mundo Novo), Edmilson Brum Escobar (35 anos em Jardim), Edvaldo Silva de Arruda (35 anos em Sidrolândia), Eremilton Alves Santana (34 anos em Deodápolis), Jaime Moses (37 anos em Dourados), José Thomas de Jesus (37 anos em Porto Murtinho), Jurema Carpes Pitthan (34 anos em Ponta Porã), Manoel Alves de Morais Neto (36 anos em Pedro Gomes) e René Miguel ( 30 anos em Dourados).
Dentre os homenageados, somente Anna Maria Magalhães Queiroz, com 37 anos, em Três Lagoas, é inativa.
Prestigiaram o evento o Des. Sideni Soncini Pimentel, vice-presidente do TJMS; o Des. Luiz Gonzaga Mendes Marques; o Des. Fernando Mauro Moreira Marinho, Corregedor-Geral de Justiça eleito para a próxima gestão; o juiz auxiliar da Corregedoria Renato Antonio de Liberali, representantes de associações das categorias dos notários e registradores, além de familiares e amigos dos homenageados.
Fonte: TJMS