Em 2022, o número de nascimentos no Mato Grosso do Sul apresentou uma queda de 7% em relação ao ano anterior. No mesmo período, a procura por planejamento familiar aumentou.
De acordo com dados do portal da Transparência do Registro Civil, organizado pela Associação Nacional dos Registradores de Pessoas Naturais – ARPEN Brasil, foram registrados 40,3 mil nascimentos no Estado em 2022.
Em 2021, o número foi de 43 mil, enquanto em 2020 o registro chegou a 42 mil. A queda é registrada desde 2017, quando foram registrados 47 mil nascimentos. Em 2018 e em 2019, a média manteve-se acima dos 46 mil.
Ao mesmo tempo, registrou-se um aumento pela procura por planejamento familiar. Um exemplo disso é o número de laqueaduras realizadas na capital. Somente no mês de outubro de 2022 foram realizados 373 procedimentos dessa natureza pelo Sistema Único de Saúde – SUS, segundo dados da Secretaria Municipal de Saúde de Campo Grande – Sesau obtidos pelo site de notícias Diário Digital.
Além disso, nos primeiros seis meses de 2022 foram realizados 1.174 atendimentos de planejamento familiar com métodos contraceptivos de longa duração, como o Dispositivo Intra Uterino – DIU ou o Implanon.
No Mato Grosso do Sul, o serviço de planejamento familiar é disponibilizado em unidades de saúde e nos Centros de Atendimento à Saúde da Mulher – CEAM, onde são feitos acompanhamentos com especialistas como médicos, psicólogos e assistentes sociais.
Fonte: IBDFAM