Home / Comunicação

Notícias

Home / Comunicação

Notícias

Arpen MS realiza mais de 400 atendimentos em aldeias indígenas de Aquidauana

Compartilhe está notícia

Juntamente com órgãos parceiros, a Associação expediu documentos essenciais como certidões de nascimento e Cadastros de Pessoas Físicas (CPFs)

 

A Arpen/MS participou, entre os dias 11 e 15 de setembro, do Mutirão da Justiça Federal Itinerante, realizado nas Aldeias Limão Verde e Bananal, em Aquidauana (MS). A ação foi promovida pelo Tribunal Regional Federal da 3ª Região (TRF3) e Justiça Federal em Mato Grosso do Sul (JFMS) e contou com a cooperação de diversas instituições públicas.

 

Durante o mutirão, a Arpen realizou mais de 400 atendimentos para emissão de certidões de nascimento e Cadastros de Pessoas Físicas (CPFs).

 

Para Marcus Vinicius Machado Roza, presidente da Arpen/MS, o evento é muito importante porque entrega, praticamente na casa das pessoas, o que elas precisam.

 

“Você vai até o jurisdicionado, emite o documento e possibilita para ele ajuizar a ação que ele entende e precisa”, enfatiza. “Esse assistido, por muitas vezes não tem condições de ir em um cartório. Sua situação é bem difícil, ele não tem dinheiro nem para custear e fica dependendo de outras pessoas. Então por isso que é importante”, completa.

 

O presidente também comenta que ações como esta fogem da realidade dos cartórios e atinge as pessoas mais necessitadas, porque possibilita que a pessoa consiga, com a Certidão de Nascimento, emitir um RG para entrar com um pedido de benefício ou ter uma assistência médica.

 

Ele agradece ao cartório da cidade de Aquidauana que disponibilizou duas funcionárias para realizar os mais de 400 atendimentos, mostrando o lado social dos serviços extrajudiciais que nunca deixam de estender a mão para a sociedade quando é necessário.

 

“Superamos todas as expectativas. Essa é a Justiça ideal, aquela que vai até o público e resolve os gargalos que ele enfrenta, que ajuda a sanar os problemas”, afirma Monique Marchioli Leite, diretora do Foro da Seção Judiciária de Mato Grosso do Sul e juíza federal.

 

No total, cerca de 3.500 serviços foram realizados pelas diversas instituições públicas que participaram do evento.

 

Assessoria de Comunicação Arpen/MS.

Compartilhe está notícia

Buscar no site

Notícias Recentes