Home / Comunicação

Notícias

Home / Comunicação

Notícias

TJMS – Encontro de Presidentes dos tribunais estaduais do Brasil inicia reforçando a necessidade de união

Compartilhe está notícia

Desde quarta-feira, dia 13, até dia o 16 de março, o Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJRJ) sedia o X Encontro do Conselho de Presidentes dos Tribunais de Justiça do Brasil (Consepre). O evento tem o objetivo de compartilhar boas práticas, estabelecer estratégias conjuntas e abordar assuntos de interesse do Poder Judiciário brasileiro. O Poder Judiciário de Mato Grosso do Sul é representado no evento pelo seu presidente, Des. Sérgio Fernandes Martins.
 
Na abertura, o presidente do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro, Des. Ricardo Rodrigues Cardozo, destacou a necessidade de manter a união dos tribunais em benefício da sociedade. “Nossas decisões e ações têm impacto na vida de milhões de brasileiros. É fundamental encontrar formas mais rápida de Justiça, buscar soluções criativas e inovadoras”, afirmou o Desembargador, acrescentando que a tecnologia é uma grande aliada nesse processo de gestão mais eficaz.

Os presidentes dos tribunais estaduais do país foram recebidos também pelo desembargador Carlos Alberto França, presidente do Consepre e do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO), em solenidade de abertura, no Plenário Ministro Waldemar Zveiter. O presidente do Consepre lembrou que todos estão em um Tribunal com história e é neste cenário que ocorrerá uma grande troca de ideias e experiências que engrandecerão os tribunais. “A parceria é importante. Quem ganha é a sociedade”. 

Além de levar boas práticas e debater melhorias, o presidente do TJMS, Des. Sérgio Fernandes Martins, aproveitou a reunião dos Presidentes para um amplo convite para participação no 53º Fórum Nacional dos Juizados Especiais (Fonaje), que acontecerá em Campo Grande-MS, de 15 a 17 de maio, e divulgou o desenvolvimento do Mato Grosso do Sul e suas qualidades, por meio de revista especial produzida pelo Governo do Estado. O juiz Renato Antonio de Liberali, auxiliar da Presidência do TJ, acompanha o presidente no encontro.

Na programação do X Consepre, o ministro Luís Roberto Barroso, presidente do STF e do CNJ, será homenageado, e o ministro Luis Felipe Salomão (STJ), corregedor Nacional de Justiça, palestrará no encontro sobre “Os desafios do Poder Judiciário no novo milênio”.

“Cooperação entre os Tribunais” será tema da palestra do desembargador federal Guilherme Calmon Nogueira da Gama, presidente do Tribunal Regional Federal da 2ª Região (TRF2) e do Fórum Permanente do Poder Judiciário no Estado do Rio de Janeiro (Fojurj). O Conselheiro do CNJ Giovanni Olsson falará sobre “Ponto de Inclusão Digital (PID) e outros Projetos”. 

Palestra para servidores – Durante o X Consepre, os servidores terão a oportunidade de participar da palestra “Gestão com Eficiência”, ministrada pelo professor Paulo Alves, presidente da Companhia de Solução e Inteligência Governamental. Todos os secretários-gerais, diretores-gerais, diretores de departamentos, diretores de divisões e secretários de câmaras foram convocados pelo presidente do TJRJ para o encontro no dia 14 de março, às 14h30, no Plenário Ministro Waldemar Zveiter, no 10º andar da Lâmina Central.

Consepre – O Conselho de Presidentes de Tribunais de Justiça do Brasil (Consepre) foi criado no dia 5 de novembro de 2021, após a união do Conselho de Tribunais de Justiça e do Colégio de Presidentes de Tribunais de Justiça. O objetivo é consolidar uma linha de entendimento nacional em termos de reestruturação da representatividade institucional dos presidentes dos TJs brasileiros.


Fonte: TJMS

Compartilhe está notícia

Buscar no site

Notícias Recentes