Segundo dados do Censo Demográfico 2022, publicados pelo IBGE na divulgação “Censo Demográfico 2022 – Registro de Nascimentos: Resultados do Universo”, 99,17% das crianças com até 5 anos de idade possuem registro de nascimento em Cartório de Registro Civil de Pessoas Naturais em Mato Grosso do Sul. No Censo de 2010, esse percentual era de 93,20%. Ainda segundo os dados, 99,01% das crianças com menos de 1 ano de idade possuem registro de nascimento em cartório.
No Brasil, 99,3% das crianças com até 5 anos de idade possuem registro de nascimento em Cartório de Registro Civil de Pessoas Naturais. Além disso, 98,3% das crianças com menos de 1 ano de idade têm registro de nascimento em cartório, um crescimento de 4,5% em relação ao Censo de 2010.
“Destacamos o trabalho dos registradores civis de Mato Grosso do Sul, que estão ao alcance da população, seja nos cartórios ou contribuindo com as diversas iniciativas de atendimento às comunidades. Essa efetiva atuação permite que um número maior de sul-mato-grossenses tenha acesso ao seu registro civil e possa exercer plenamente a cidadania”, afirma Lucas Zamperlini, vice-presidente da Arpen-MS.
Entre as cinco Grandes Regiões brasileiras, o Centro-Oeste possui uma cobertura registral de 99,4% entre as crianças com até 5 anos de idade, ocupando a terceira colocação.
Dados do IBGE
O Censo de 2022 alterou a faixa etária de interesse de crianças com até 10 anos de idade para crianças com até 5 anos de idade e focou em identificar os indivíduos cujos nascimentos foram registrados em cartórios de Registro Civil de Pessoas Naturais.
Os registros de nascimentos começaram a ser investigados no Censo Demográfico de 2010 e voltaram a ser observados em 2022. O registro de nascimento, realizado em Cartórios de Registro Civil de Pessoas Naturais do país, representa a oficialização da existência do indivíduo, de sua identificação e de sua relação com o Estado, condições fundamentais ao exercício da cidadania.
Os censos demográficos possibilitam investigar a evolução do número de pessoas que têm registro de nascimento lavrado em cartório ou Registro Administrativo de Nascimento Indígena (RANI) para esse grupo populacional.
Nesta divulgação, os dados disponibilizados contemplam recortes geográficos para o Brasil, Grandes Regiões, Unidades da Federação e Municípios, e estão desagregados também segundo grupos de idade, por cor ou raça e indígenas.
Fonte: Assessoria de Comunicação da Arpen-Brasil, com informações do IBGE