Home / Comunicação

Notícias

Home / Comunicação

Notícias

Campanha facilita retificação de nome e gênero em MS

Compartilhe está notícia

Formulário será disponibilizado via número oficial para aqueles que desejam a retificação de nome

 

A Defensoria Pública de Mato Grosso do Sul em parceria com a Associação dos Notários e Registradores de MS (Anoreg/MS), Ministério Público do Estado e Defensoria Pública da União lançam a campanha “TRANSformando Histórias – retificação de nome e gênero”.

 

Conforme a coordenadora do Núcleo Institucional de Promoção e Defesa dos Direitos Humanos (Nudedh), defensora pública Thaisa Raquel Medeiros de Albuquerque Defante, com o objetivo facilitar o processo de retificação do registro civil dessas assistidas e assistidos.

 

“Um formulário será disponibilizado via número oficial (67 9265-7323) para que, a pessoa que deseja fazer a retificação de nome e não possuí recursos para pagar as taxas o preencha. Na sequência, a instituição entrará em contato para viabilizar a ação”, detalha a coordenadora.

 

A defensora ainda lembra que “com a nova lei estadual n.º 6.183 de 26 de dezembro de 2023, a partir do mês de abril de 2024, pessoas travestis e transexuais que não têm condições financeiras de pagar pela mudança de nome cartório, poderão fazer esse serviço gratuitamente.

 

Importante destacar que, para receber esse atendimento, é importante que as informações sejam enviadas até dia 04 de maio deste ano.

 

Assim, pessoas trans e sem condições financeiras de custear o procedimento de retificação de nome e gênero, podem pedir o formulário para que a equipe da Defensoria Pública entre em contato.

 

Em caso de dúvida mande mensagem ou ligue no telefone (67) 9 9265-7323.

 

Fonte: Diário Digital

Compartilhe está notícia

Buscar no site

Notícias Recentes